Picture
Tal como noticiado em primeira mão por nós, na semana passada, o navio de cruzeiros Sovereign ruma ainda este mes para a Turquia, mais precisamente à sucata de Aliaga, onde será desmantelado. A viagem iniciou-se este início de noite, hora local, a partir de Marsaxlokk, Malta, onde desembarcou mercadorias de valor e equipamentos pesados, como primeira fase da preparação para o desmantelamento.

O Sovereign deverá chegar a Aliaga no próximo dia 21 de julho, onde já se encontra o Monarch, navio da mesma classe que aguarda pelo seu turno para encalhe nos sucateiros turcos. O paquete popularizou-se, nos últimos anos, junto dos mercados latinos, com várias operações de verão no mediterraneo, e temporadas de inverno consecutivas, operadas com grande sucesso, no Brasil, onde rapidamente se tornou um dos navios mais adorados pelos locais.

Aliaga prepara então a receção a quatro navios de cruzeiro, de duas classes históricas para a indústria: Classe Sovereign (Sovereign e Monarch) e Classe Fantasy (Carnival Fantasy e Carnival Inspiration, que se encontram a cruzar o atlãntico, com semelhante rumo). O Sovereign foi o primeiro mega-navio de cruzeiros, aquando do seu lançamento em 1988, e deverá encalhar em Aliaga nos primeiros dias de Agosto, pouco depois do Monarch, que deverá ser encalhado ainda este corrente Julho. Abordo do Sovereign, encontra-se uma tripulação puramente esquelética, apenas aqueles estritamente necessários para navegar até à Turquia.