Picture
O navio de cruzeiros Marella Celebration, que, como reportado por nós, foi retirado da frota da Marella Cruises antes do que o previsto, chegou à baía de Eleufsis, na Grécia, nos últimos dias, onde ficará em lay-up de longo termo, enquanto aguarda pelo interesse de um comprador que lhe forneça um futuro, seja de novo em operação, sejam sucateiros, que por estes dias encontram-se com grandes negócios em mãos, dado que as grandes companhias começam agora a dispensar os seus mais antigos navios.

O conceito de cold lay-up envolve a pausa completa de um navio com uma tripulação esquelética, enquanto este aguarda por um comprador que o possa adquirir e dar destino. A baía de Eleufsis, situada em Atenas, a norte de Perama, é um local bastante famoso entre os homens do mar, em especial assim o foi entre os anos 80 e o início do milénio, onde foi casa de vários navios antigos, que por lá ficavam em lay-up até, a maioria destes, ter sido vendida para a sucata. Atualmente, é local de descanso, então, para dois navios de cruzeiro: o pequeno Minerva, atracado em porto, e o Marella Celebration, fundeado na baía.

No que concerne ao Minerva, este encontra-se atracado em Eleufsis desde 28 de março, após ter sido movido desde o porto de Chalkis, numa viagem de 8 horas. O pequeno navio aguarda também destino, após vários rumores terem dado este como peça central de um projeto de transformação num mega-iate de luxo, projeto que nunca veio à tona. A última operação do Minerva data de finais de 2016, inícios de 2017, altura em que a Swan Hellenic oficialmente entrou em insolvencia e deixou o ex. Saga Pearl, Alexander von Humboldt e Explorer II, sem futuro no imediato. O navio foi renovado a fundo em 2011 e possui certificados atualizados que permitem a reentrada em navegação, desde que haja um operador interessado. O futuro de ambos os navios, em lay-up na baía, é desconhecido. Veja os interiores do Marella Celebration, clicando AQUI.