Picture
A cidade do Funchal, capital madeirense, aguarda onze estreias de navios de cruzeiro para o ano civil de 2020, incluindo grandes novidades, como o Norwegian Getaway, da Norwegian Cruise Line, ou o super-iate de altíssimo luxo, Scenic Eclipse. A maioria das estreias vem, de facto, do segmento de luxo.

A contenda iniciar-se-á logo a 13 de fevereiro, com a estreia do Star Legend, ex. Seabourn Legend, paquete que ficou eternizado por ter "dado a cara" no filme Speed 2: Cruise Control, com a designação anterior. O Star Legend é o primeiro de três navios da Windstar Cruises que estarão no porto do Funchal ao longo de 2020, todos da mesma classe. Abril reserva duas escalas inaugurais, de dois paquetes do topo da pirâmide de luxo nos sete mares: os novíssimos Scenic Eclipse, da Scenic Cruises, a 23 de abril, e Seven Seas Splendor, da Regent Seven Seas, dois dias depois. Ambos são atualmente dois dos mais luxuosos navios de cruzeiro do mundo, sendo que o primeiro incorpora de resto um conceito diferente - trata-se, na verdade, de um mega-iate, em ponto grande, com todas as mordomias de um verdadeiro paquete de luxo.

Ainda no primeiro semestre, para 3 de junho, o porto do Funchal recebe o La Belle Des Oceans, da CroisiEurope, empresa bem afirmada no segmento fluvial que procura agora afirmar-se também nos oceanos, com este pequeno navio de expedição, adquirido em 2019 à Silversea. As restantes estreias estão reservadas para o último trimestre, com o AIDAMar marcado para 30 de outubro. Este é o único navio da frota AIDA Cruises que ainda não esteve no Funchal. Para 3 de novembro estrear-se-á o pequeno clássico expedicionário Serenissima, que já estivera na Madeira com outra designação, Andrea. Dois dias depois, a Saga Cruises fará estrear o seu mais recente paquete de luxo, o Spirit of Adventure e a 12 do mesmo mês, o Silver Moon, da Silversea Cruises, terá semelhante destino. Para 16 de novembro, estreará o mais recente paquete português, World Voyager, ainda em construção em Viana do Castelo. Finalmente, em dezembro, destaque para as estreias do Star Pride, a 5 de dezembro, e do Norwegian Getaway, a 10, naquela que será a primeira escala de um navio da Breakaway Class, da Norwegian Cruise Line, sendo muito possivelmente a escala do ano.

Para além das estreias, há a destacar as escalas dos navios Star Breeze, a 10 de abril, e do Celebrity Silhouette, a 1 de outubro. Estes já estiveram, no passado, no porto do Funchal, com estas mesmas designações, porém farão as suas primeiras escalas desde as suas respetivas modernizações. O Star Breeze encontra-se atualmente em processo de alongamento em cerca de 26 metros, e o Celebrity Silhouette receberá até Março o tratamento Celebrity Revolution da Celebrity, apresentando inclusive novo esquema de pintura e interiores rejuvenescidos.